Fiscalização à segurança dos bancos será intensificada em Pernambuco

quarta-feira, janeiro 25, 2012 Inaildo Dionisio 0 Comentários


A Secretaria de Defesa Social (SDS) vai intensificar a fiscalização à segurança das agências bancárias de Pernambuco. Representantes do órgão e do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) se reunirão na próxima sexta-feira (27) para tentar dar mais proteção a clientes e funcionários dos bancos. Três leis municipais do Recife obrigam o uso de câmeras, portas blindadas e vigilantes com coletes à prova de balas. Uma delas também exige vigilância armada do lado de fora da agência. Caso sejam identificadas irregularidades no sistema de segurança dos bancos, os casos serão encaminhados ao MPPE.

“Nesses crimes, observamos falhas dos bancos. Não estamos dizendo que eles acontecem diretamente por erro do banco, mas existem falhas. No assalto à agência do bairro do Arruda, nesta terça-feira (24), o vigilante disse que a porta estava com defeito. Na ocorrência do banco do Hospital Oswaldo Cruz, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, no último dia 17, não havia vigilante. Em uma agência da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), não havia câmera, o que dificulta a identificação dos suspeitos por parte da polícia”, afirmou o delegado José Cláudio Nogueira, da Delegacia de Roubos e Furtos.

No total, são seis assaltos a agências bancárias este ano no Recife - é o mesmo número registrado em janeiro do ano passado. Para o gestor do Departamento de Crimes contra o Patrimônio, Antônio Barros, a repressão maior da polícia ao narcotráfico vem obrigando os bandidos a buscar outras formas de se capitalizar para comprar drogas. Ele reforça que a opção pelos assaltos seria motivada pela falta de segurança das agências, já que a maioria dos bancos não cumpre as leis municipais.

“O Sindicato dos Vigilantes de Pernambuco (Sindesv) tem consciência de que é preciso melhorar a segurança nas agências. Nesses assaltos, a possibilidade de alguém se ferir é grande, que pode ser bandido, cliente ou polícia. Estamos nos reunindo para coibir a ação dos bandidos”, acrescentou o delegado Nogueira. (G1)

0 Comentários: