Inscrições para CNH Popular terminam nesta terça-feira (31)
O período das inscrições para quem deseja fazer a retirada e/ ou reclassificação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) através do Programa CNH Popular se encerra na terça-feira, dia 31 de janeiro. A iniciativa do Governo de Pernambuco, através da Secretaria das Cidades e do Departamento de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE visa atender beneficiários de Programas Sociais, desempregados e alunos da Rede pública de ensino. Entre os anos de 2008 e 2011, mais de 37 mil pernambucanos foram agraciados com o benefício. Neste ano, 167.993 mil pessoas já se cadastraram para concorrer a uma das vagas 18 mil vagas oferecidas.
O procedimento mais procurado é o de primeira habilitação para veículo de passeio (Categoria B), com 104.746 inscrições. Entre as mudanças de categoria, a “D” (destinada a condutores de veículos de passageiros) é a mais procurada, com 14.403 candidatos. Para os que desejam adicionar categorias às suas CNHs, a “A” (destinada à condução de motos), lidera o ranking, com 2.382 solicitações (vide listagem completa abaixo).
As inscrições para a participação no programa ainda podem ser realizadas pelo site www.detran.pe.gov.br. A lista de classificados será publicada no site no dia 08 de fevereiro e, a partir do dia 27 do mesmo mês, a instituição irá convocar o primeiro grupo dos selecionados para comparecer à sede do órgão, no bairro da Iputinga, no Recife, ou nas Ciretrans Especiais localizadas nas cidades-polo do interior do Estado, para comprovação das informações fornecidas no ato da inscrição na rede.
O Programa CNH Popular 2012 prioriza a mudança de categoria, além de oferecer os procedimentos de adição de categoria e primeira habilitação. Por isso, das dezoito mil vagas previstas, 60% (10.800) são para mudança de categoria, 20% (3.600) são para adição de categoria e os ouros 20% (3.600) são destinadas à primeira habilitação. Do total de vagas, 50% são destinadas a candidatos da Região Metropolitana e 50% para o interior do Estado. O número de vagas também foi ampliado, saltando de 15 para 15 mil, e o DETRAN-PE irá investir R$ 12 milhões no programa em 2012.
Atenção especial no interior – para oferecer maior comodidade à população, as 23 Ciretrans especiais ficarão excepcionalmente abertas no período da tarde (até às 16h) no período de inscrição para a CNH Popular. Em cada unidade, dois funcionários estarão à disposição da população para o preenchimento do cadastro nos terminais de computadores do próprio órgão.
0 Comentários: