Em Itacuruba, Daniel Coelho pisa na bola. Quer misturar luta contra a energia nuclear com religião
No primeiro dia de sua agenda ambiental para este mês de julho, o deputado Daniel Coelho esteve, hoje, nos municípios de Floresta e Itacuruba, no Sertão do São Francisco, onde se reuniu com o bispo regional, Dom Adriano, e com o padre João, da paróquia de Itacuruba, que lhe deram todo o apoio na luta contra a instalação de uma usina nuclear no Estado.
A agenda do parlamentar – intitulada “Pernambuco com energia limpa” – tem como objetivo lançar uma discussão sobre o tema em todo o Estado, já que ele foi escolhido para ser o primeiro do Nordeste a receber uma das quatro usinas nucleares projetadas para o país. E o trabalho começou na região por ser Itacuruba o local a receber o empreendimento.
“Fiquei feliz em saber que tanto Dom Adriano quanto o padre João já estão conscientizando a população do São Francisco sobre os riscos de utilização da energia nuclear”, declara Daniel. “Contudo, ambos defendem a ampliação dessa discussão por outros Estados, já que, em caso de acidente, o prejuízo pode alcançar localidades a mil quilômetros de distância”.
O padre da paróquia de Itacuruba, pequeno município com 3.800 habitantes, diz conhecer de perto os efeitos de um acidente radioativo.
“Ele é polonês e morava a 700 km de Chernobyl, palco da tragédia nuclear de 1986. Apesar da distância, sua cidade sofreu o impacto do acidente”, informa o deputado. “A partir de agora, estaremos trabalhando em conjunto”.
Ainda hoje, Daniel viaja para Santa Maria da Boa Vista e amanhã estará em Petrolina, onde cumpre agenda durante todo o dia. O deputado visitará todas as regiões do Estado.
Com essa manobra, o verde lembra os piores momentos do PSOL, que usou, além de atrizes globais, padres interioranos contra a transposição do São Francisco. Achando que estava lutando contra o grande capital.
Fonte: Blog do Jamildo
0 Comentários: