Corpo de Bombeiros mobiliza efetivo especial para o desfile do Galo da Madrugada

sexta-feira, março 04, 2011 Inaildo Dionisio 0 Comentários


Serão 1.300 homens espalhados em 65 pontos estratégicos do bloco; eles contarão com o apoio de 15 viaturas, oito embarcações, oito ambulâncias e 33 plataformas de observação

O Corpo de Bombeiros vai mobilizar um efetivo de 1.300 homens - 30% a mais do que no ano passado - para fazer a segurança dos foliões que vão brincar no desfile do Galo da Madrugada, no próximo sábado (05). Eles estarão espalhados em 65 pontos do bloco e contarão com o apoio de 15 viaturas, oito embarcações e 33 plataformas de observação que devem contornar os 5 km do trajeto do Galo.
De acordo com o diretor de operações do Corpo de Bombeiros, coronel Daniel Ferreira (foto 1), os pontos foram escolhidos de acordo com os riscos que apresentam. “Fizemos um mapeamento de risco, consideramos as vulnerabilidades dos trechos e nossas equipes estarão no início, no meio e no fim do desfile, vigiando as rotas de fuga”, afirma.
As equipes também disponibilizam de motos que, de acordo com o coronel, serão usadas para entrar em locais de difícil acesso e fazer o socorro imediato aos foliões. “As duplas de moto-resgate vão avançar no terreno para fazer o primeiro atendimento, enquanto a ambulância não chega”, explica.
Serão oito ambulâncias dos bombeiros mais as do Samu, segundo o coronel Daniel Ferreira. “Nós vamos trabalhar integrados nesses atendimentos de resgate dos foliões”, afirma. Ao todo, serão 15 caminhões, também em locais estratégicos: “Tem caminhão de salvamento e de incêndio. Eles serão acionados por meio dos nossos postos de comando”.
Os foliões que acompanham o bloco Galinha D’água no Rio Capibaribe também receberam atenção especial dos bombeiros. “Nós estamos com oito embarcações no Capibaribe, inclusive um posto de comando flutuante que fará a organização e a articulação da parte de salvamento aquático”, diz.
O folião poderá acionar o Corpo de Bombeiros nos postos, que estarão todos identificados. “Estamos com 33 plataformas de observação em todo o percurso do Galo, então vai ser muito fácil localizar onde nós estamos atuando”, afirma.

0 Comentários: