Faltam médicos no Hospam em Serra Talhada

sábado, março 12, 2011 Inaildo Dionisio 0 Comentários


No hospital que atende a maioria dos moradores do Sertão do Pajeú, faltam médicos e leitos para os pacientes. Cenário se repete em vários hospitais regionais do Sertão pernambucano. Segundo reportagem veiculada pela TV Asa Branca de Caruaru, filiada a Rede Globo, o Hospital Agamenon Magalhães (Hospam), em Serra Talhada, distante 103 km de Salgueiro, não está conseguindo dá conta do número de pessoas que procuram àquela unidade. O hospital possui apenas 18 leitos e um médico pediatra para atender todas as crianças dos 40 municípios atendidos pelo Hospam de Serra Talhada.
Com isso mães levam seus filhos para consulta e não são atendidas. “Cheguei aqui e eles fazem de conta que não está acontecendo nada. Minha filha tá se coçando, querendo engulhar, dor de barriga e eles não ligam não”, disse na reportagem da TV Asa Branca a dona de casa, Eliana Cândido. Já Cristina Gomes reclama que se desloca da zona rural em busca de atendimento para sua filha no Hospam, mas não consegue vaga. “Tenho que andar quatro quilômetros a pé, pra chegar numa vila, pra pegar o transporte, pra chegar aqui. Minha filha passou a noite toda com febre, só não vim à noite porque não tinha certeza se aqui tinha pediatra, aí cheguei aqui desde as 8h e não fui atendida”, afirma.
A direção do Hospam declara que além da pediatra a unidade dispõe de mais dez profissionais em outras especialidades, como odontologia, ortopedia e cirurgia geral, porém o número de médicos é insuficiente para atender a quantidade de pessoas que procuram o hospital todos os dias.

Fonte: Blog de Alvinho Patriota

0 Comentários: