Chuvas voltam a castigar Zona da Mata do Estado

terça-feira, maio 03, 2011 Inaildo Dionisio 0 Comentários


Menos de um ano depois das enchentes na Mata Sul, a região volta a sofrer com as fortes chuvas. Os rios subiram de nível e alguns moradores começam a deixar as casas, à procura de um local seguro. Em alguns municípios, a água invadiu bairros inteiros. Em muitas cidades, o trabalho de reconstrução do que foi destruído no ano passado ainda nem terminou. E os moradores, agora, voltam a conviver com o pesadelo das águas.
Em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, o nível do Rio Tapacurá subiu e deixou moradores assustados. Quem mora nas áreas mais baixas da cidade retirou móveis e objetos de casa. Logo na entrada da cidade, dá para sentir a correnteza forte do rio Tapacurá na ponte.
Os moradores da área ribeirinha ficaram a manhã desta terça-feira (3) toda atentos. Nos momentos de chuva, o rio parecia ainda mais ameaçador. Na chamada Ponte do Dique, muita gente também não tirava os olhos do rio. A dona de casa Djanira Coutinho Lopes não escondia a apreensão. "Essa água parece que está vindo de cima. Causa mais problema para o povo que mora aqui", diz.
O nível do rio subiu rápido e, em pouco tempo, as áreas mais baixas da cidade ficaram inundadas. No bairro de Jardim Ipiranga, o rio tomou conta de várias ruas. As pessoas tentavam retirar o possível das casas. O morador Marcelo Pereira conseguiu tirar duas TVs e uma máquina de lavar. "Já alagou tudo. Não tem nem como tirar mais as coisas", lamenta.
Quem tentou passar de moto, ficou no meio do caminho. Várias casas foram invadidas pelas águas na cidade. O prefeito de Vitória, Elias Lira, disse o que a Prefeitura está fazendo para enfrentar a situação. “Temos conhecimento que muitas áreas já foram invadidas e por isso reuni o secretariado, alugamos casa e estamos trabalho para tirar as pessoas atingidas. Vamos fazer tudo o que for necessário”, explicou.

0 Comentários: