Tremor de terra de 3.1 graus na Escala Richter atinge zona rural de Petrolina
Nesse fim de semana os moradores das comunidades de Pau Ferro, Rajada, Nova Descoberta, Cristália, Atalho, Carretão, Baixa Alegre, Caruá e Uruás, localizadas na zona rural de Petrolina, ficaram apavorados com o registro de um tremor que atingiu 3.1 graus na Escala Richter. O acidente geográfico também foi sentido em São Bento e Caatinga Grande, zona rural de Dormentes, e no município de Afrânio.
O tremor foi registrado pelas estações de sismologia situadas em Sanharó e Cabaceiras do Paraguaçu-BA, instituições monitoradas pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN).
Tremores de terra não são comuns nos estados nordestinos, que está localizado no meio de uma placa tectônica, mas, segundo o Departamento de Geofísica da UFRN, pequenos abalos sísmicos podem acontecer porque a placa apresenta imperfeições. O Estado de Pernambuco, por exemplo, é cortado por uma falha geológica de 600 km de comprimento que se estende de Recife até Ouricuri. Batizada de Lineamento Pernambuco, a falha já causou tremores de terras em algumas cidades pernambucanas, como Bezerros e Caruaru.
Fonte: Carlos Britto
0 Comentários: