Rebeldes matam 40 soldados no norte da Síria

sábado, outubro 06, 2012 Inaildo Dionisio 0 Comentários


Quarenta soldados e nove rebeldes morreram neste sábado (7) em combates na cidade de Khirbet al-Joz, na fronteira com a Turquia, onde a rebelião expulsou as forças do regime, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

"Os combates deixaram 40 mortos entre os membros das forças regulares, incluindo cinco oficiais, e nove rebeldes", destacou o OSDH.

O boletim precedente informava 25 soldados e três rebeldes mortos "nos combates em Khirbet al-Joz (...) onde a rebelião assumiu o controle da região".

Desde o início da revolta contra o regime de Bashar al-Assad, que se transformou em guerra civil, o Exército sírio perdeu importantes setores no norte do país ao longo da fronteira com a Turquia, agora sob controle dos insurgentes no oeste e dos curdos no leste.

Khirbet al-Joz, na província de Idleb (noroeste), fica a 2 km da fronteira com a Turquia, país que apoia os insurgentes sírios. A cidade, sob controle da rebelião, foi totalmente abandonada por seus 6.000 habitantes, que se refugiaram no lado turco.

"Os confrontos em Khirbet al-Joz terminaram com os combatentes rebeldes assumindo o controle da cidade e seus arredores", destacou o OSDH.

O Exército sírio havia disparado com morteiros a partir de Khirbet al-Joz contra rebeldes mobilizados na fronteira e atingido a Turquia. Este incidente provocou disparos de represália do Exército turco, indicou o governo da província turca de Hatay (sudeste).

Depois do grave incidente ocorrido na quarta-feira, que custou a vida de cinco civis turcos em outro povoado fronteiriço, a Turquia responde sistematicamente com salvas de artilharia aos disparos sírios que caem em seu território, acentuando a tensão entre Damasco e Ancara e aumentando os temores de uma extensão do conflito sírio. (AFP)

0 Comentários: