Mais de 70 candidaturas são indeferidas em João Pessoa e Campina Grande, na Paraíba

segunda-feira, agosto 06, 2012 Inaildo Dionisio 0 Comentários


Este domingo (5) foi o último dia do prazo estabelecido para que os juízes analisassem todos os pedidos de registro de candidatura para as eleições municipais deste ano. Em João Pessoa e Campina Grande, de acordo com o sistema de Divulgação de Registro de Candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram indeferidas mais de 70 candidaturas.

Os candidatos que não tiveram seus pedidos de registro atendidos têm um prazo de três dias, a contar da data da publicação da sentença, para entrar com recurso contra a decisão. Já a Justiça Eleitoral tem até o próximo dia 23 para julgar todos os recursos movidos por indeferimentos.

De acordo com o TSE, na capital paraibana foram realizados 613 pedidos de registros de candidaturas para o cargo de vereador. Desses, 45 foram barrados pela 64ª Zona Eleitoral e outros 16 candidatos acabaram renunciando. Para o cargo de prefeito, dos sete candidatos registrados, apenas Renan Palmeira (PSOL) teve candidatura indeferida porque sua vice, Ana Júlia (PSOL), não apresentou comprovante de quitação eleitoral referente às eleições passadas. Renan poderia ter substituído sua companheira, mas optou por recorrer da decisão.

Em Campina Grande, segundo maior colégio eleitoral da Paraíba (atrás apenas da capital João Pessoa), dos 410 registros de candidaturas para o cargo de vereador, a Justiça Eleitoral indeferiu 30 e outros 16 candidatos renunciaram. Dos sete candidatos à prefeitura, dois tiveram as candidaturas indeferidas. Sizenando Leal (PSOL) teve o mesmo problema de Renan Palmeira em João Pessoa, mas ele preferiu tirar Arimatéia Cirne (PSOL) e colocar José Nunes (PSOL) como vice para regularizar sua chapa.

Já a candidata Daniella Ribeiro (PP) também teve sua candidatura indeferida por causa do vice. A Justiça não reconheceu a coligação com o PT, de Perón Japiassú, pois o partido registrou também a candidatura própria de Alexandre Almeida (PT). A coligação de Daniella, Perón Japiassú e o Diretório Nacional do PT entraram com recursos contra a decisão do indeferimento.

0 Comentários: