Após revelação de Xuxa, cresce o número de denúncias de abuso sexual
O desabafo da apresentadora Xuxa Meneghel, no Programa Fantástico, da Rede Globo, exibido no último domingo (20), tem sido o estopim para que milhares de crianças e adolescentes em todo o Brasil criem coragem e revelem também terem sofrido abuso sexual. Nos dois primeiros dias após a entrevista, o serviço Disque 100, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, recebeu 285 mil ligações do País inteiro. Em Pernambuco, o número de chamadas para o Disque-Denúncia informando casos de violência sexual cresceu 46%.
Coordenadora do Disque-Denúncia, a delegada Carmela Galindo avalia que o relato da apresentadora teve um efeito didático e encorajador. “Ao assistirem ao depoimento de Xuxa, outras pessoas se identificaram com o problema e decidiram não se calar diante das situações de abuso sexual”, afirmou Carmela.
Em mais da metade dos casos, os abusos acontecem na casa da vítima ou na do agressor. As adolescentes são os maiores alvos. De cada dez registros, oito envolvem meninas.
Todas as denúncias recebidas estão sendo encaminhadas à Polícia Civil para investigação.
A pedagoga Auridete Santos, da Unidade de Apoio Técnico da Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente atendeu na última terça-feira um caso diretamente influenciado pela entrevista da apresentadora.
Pai e filha estavam vendo o relato de Xuxa ao Fantástico, quando a criança, de nove anos, começou a se mostrar ansiosa e desconfortável com as revelações da apresentadora.
“Os pais da vítima são separados. A menina acabou revelando que vinha sendo molestada pelo padrasto, nos momentos em que a mãe não estava presente”, contou Auridete.
A pedagoga detalhou ainda que os agressores, na maioria das vezes, são pessoas muito próximas, como parentes, vizinhos e conhecidos da família.
“Quando o abuso é praticado por um desconhecido, a denúncia é praticamente imediata. No geral, o agressor primeiro ganha a confiança da vítima, para só então iniciar a exploração sexual”, completou.
Há três anos lidando diariamente com crianças e adolescentes vítimas de violência e de abuso sexual, Auridete, já identificou os sinais apresentados por meninos e meninas submetidas a violações.
“As crianças ficam ansiosas, nervosas e apresentam dificuldade em se relacionar. Elas passam pelo conflito de um sentimento de culpa porque sabem que estão fazendo algo errado só que também estão envolvidas pelos abusadores. Os pais precisam estar atentos a esses sinais”, concluiu Auridete Santos.
A apresentadora Xuxa Meneghel contou no quadro “O que vi da vida”, do Fantástico, que foi abusada por um professor, um amigo do pai e por um homem que iria se casar com sua avó. Os casos se repetiram até ela completar 13 anos. (JC On Line)
0 Comentários: