Assistente Social formada à distância pela EADCON é a primeira colocada na prova escrita do concurso da prefeitura de Salgueiro e de Triunfo

domingo, maio 27, 2012 Inaildo Dionisio 0 Comentários


Superando mais de 70 concorrentes formados nas melhores universidades do Brasil, Karlla Inakieb Batista de Carvalho, residente em Bom Nome (distrito de São José do Belmonte) por mais de quatro anos, uma vez por semana pegava uma condução e se dirigia ao centro associado de Serra Talhada (pertencente ao polo de apoio presencial da antiga EADCON em Salgueiro) para assistir às aulas do tão sonhado curso de Serviço Social. Nesse período passou por muitas incertezas. Levando em consideração que se tratava de uma modalidade de ensino pouco empregada na nossa região, porém com bastante maturidade em varias regiões no mundo a exemplo de países como a antiga União soviética, que devido a sua extensão continental, formava a maioria dos seus engenheiros a distancia (EAD). O líder Soviético (1985 a 1991) Mikhail Gorbatchev graduou-se em 1967 como Economista Agrícola cientifico através de um curso à distância. A Universidade de Londres, na qual Nelson Mandela cursava a distancia, dá uma amostra disso e entre os alunos que frequentaram suas aulas por correspondência há outros quatro ganhadores de prêmios Nobel nas mais variadas áreas: Frederick Gowland Hopkins em 1929 pela descoberta do que hoje conhecemos por vitaminas; Ronald Coase, Nobel de Economia de 1991 e os laureados em literatura Wole Soyinka, em 1986 e Derek Walcott em 1992. A lista de alunos célebres do sistema de EAD (Educação a Distancia) da instituição continua com H. G. Wells, originalmente formado em zoologia, mas que se notabilizou com obras fantásticas de ficção científica, como A Guerra dos Mundos.

Estas realizações nas suas devidas proporções acontecem aqui e agora no interior. Com o uso das novas tecnologias, alunos do nosso sertão estão fazendo a historia da educação do país  muitos mesmo antes de colarem grau já estão sendo aprovados em diversos concursos na área que escolheram para graduar. O recém-formado  Ranieri Carvalho quando era  aluno do sexto período de serviço social  já estava aprovado em três concursos para Assistente Social; a formanda Nayane Alves ainda no quinto período do cursos de serviço social já estava aprovada em concursos das prefeitura de Trindade e Araripina, também para testar seus conhecimentos a aluna Ana Paula fez prova de concurso e, ainda no quinto período do curso de ciências contábeis foi aprovada em 5º lugar como contadora no concurso federal do IBGE e no mesmo semestre que se formou já foi aprovada no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade. Outras duas concluintes: Thays de Brito e Josileide Maria mudaram a categoria de técnico em contabilidade para bacharel. ”Além de contribuir para a atualização técnica dos profissionais de contabilidade a educação a distancia propicia a integração dos profissionais de toda parte do Brasil aos centros de excelência universitários”, citou o presidente do CRC-PE, Jose Eraldo Lucio de Oliveira, na sua visita ao polo presencial da UNOPAR em Salgueiro.

Indicadores como estes comprovam que não são fatos isolados que norteiam o caminho destes estudantes. Um bom exemplo está em um estudo de 2007 publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o documento confronta as avaliações nas modalidades de educação presencial e a distância no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade/2006). Os alunos de EAD se saíram melhor em sete de 13 áreas: Pedagogia, Biologia, Física, Matemática, Ciências Sociais, Administração e Turismo.

Os alunos do EAD da nossa região pouco imaginavam a trilha sinuosa que iriam percorrer passando desde as intervenções do MEC  fazendo ajustes de condutas, mudando o polo presencial da EADCON para universidade norte do Paraná (UNOPAR considerada a mais avançada do Brasil). “A universidade tradicional é secular e ainda hoje passa por ajustes, imagina algo tão inovador quanto o EAD, a escolha do MEC não poderia ser melhor, porem o tempo que passamos a espera da nova instituição foi angustiante”, frisa o chefe de secretaria Luciano Romualdo.
As formandas, hoje Assistentes Sociais, que concluíram seus cursos pela EADCON muito têm a agradecer pelo apoio de renomadas assistentes sociais regionais, que conduziram com zelo seus estágios finais lembrando os princípios fundamentais do código de ética da sua profissão onde consta: VI.Empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças;”.  Hoje a cada dia, os grandes profissionais locais (assistentes sociais, contadores, administradores, engenheiros, biólogos, tecnólogos, pedagogos dentre outros aliados aos melhores do Brasil (Especialistas Mestres e Doutores) se encontram no plano pedagógico da instituição de ensino para melhorar e garantir a Educação de qualidade, tirando a nossa distância dos grandes centro de excelências do Brasil.
Um excelente Plano pedagógico, material didático, Tecnologia da informação assim como professores, tutores e alunos são os pilares para ter grandes resultados no EAD. O aluno como centro de atenções dessa cadeia  tem  algumas condutas marcantes para que tudo isso aconteça: é mais disciplinado, autoconfiante e tem maior capacidade de organizar seu tempo – as aulas não se resumem ao momento presencial. O aluno tem um leque de possibilidades de interação com seus colegas presenciais, a distância e docentes.
A recém-formada Karlla Inakieb, a maior nota na prova do concurso para assistente social na prefeitura de Salgueiro e a segunda maior nota no geral (não deu tempo concluir a sua pós-graduação para a obtenção de mais um título) não é um caso isolado e sim o inicio de uma grande colheita de frutos que a educação brasileira está plantando rompendo  barreiras físicas das grandes universidades mostrando que sem precisarmos tirar os pés da nossa terra temos acesso ao ensino de qualidade. “Contra fatos não há argumentos” -  a distancia já não é o problema é “só saber escolher a universidade certa”, fala Cleber Figueiredo secretario da UNOPAR.

“A Educação a distancia ou presencial? A qualidade na educação não está ligada necessariamente a sua modalidade e sim a qualidade da instituição escolhida pelo aluno e à política social aplicada. Hoje as duas modalidades  são grandes aliadas se retroalimentando e disseminando conhecimentos. Temos alunos formados na nossa instituição de ensino que já estão em cargos de comando em instituições presenciais, como é o caso do coordenador dos setores de TI da FACESF e da Autarquia Educacional de Belém do São Francisco o professor Uziel Santos que formou no polo presencial de Salgueiro, bem como o empresário e professor Gildembergue Dias que escolheu o EAD como modalidade de ensino para capacitando a equipe da Supramax”, comenta Sr. João de Ataíde diretor da UNOPAR. (Alvinho Patriota)

0 Comentários: