Rio-2016 mostra sua cara e lança em Copacabana a logomarca dos Jogos

quarta-feira, janeiro 05, 2011 Inaildo Dionisio 0 Comentários


Processo de seleção envolveu 139 agências de publicidade de todo o país

A menos de duas horas da chegada de 2011, o Rio de Janeiro deu um salto de quase seis anos rumo ao futuro. Diante da multidão que aguarda a meia-noite na praia de Copacabana, as Olimpíadas Rio-2016 ganharam uma cara: a logomarca dos Jogos foi divulgada pelo Comitê Organizador. Confira a imagem que simboliza o maior evento da história do esporte brasileiro.
- A marca traduz com inspiração o espírito olímpico e seus atletas, o Rio e os cariocas, sua natureza, sentimentos e aspirações. Sabe que são as pessoas que tornam o Rio de Janeiro uma cidade única e fazem dos Jogos Olímpicos um acontecimento realmente grandioso. Por isso, é uma marca essencialmente humana - explicou, em nota oficial, o Comitê Organizador.
O processo de escolha da logomarca durou nove meses, e 139 agências de publicidade se inscreveram - todas brsileiras. Uma comissão julgadora formada por 12 pessoas, todas com experiência em criação de marcas, selecionou oito agências finalistas: quatro do Rio, duas de São Paulo e duas de Curitiba.
A logomarca passou os últimos dias guardada em uma sala a portas fechadas. O acesso ao local é permitido a apenas 11 pessoas, que precisam passar pela leitura da impressão digital. Quem pode entrar teve de assinar um contrato de confidencialidade, e dentro da sala não é permitido o uso de internet ou aparelhos que registrem imagens. Tudo para guardar o segredo até o último momento.
A gerente de marcas do Comitê Organizador, Beth Lula, explicou que a marca é "uma inspiração para o presente e um legado para o futuro". Ela afirmou que os quatro pilares são "diversidade harmônica, energia contagiante, natureza exuberante e espírito olímpico".

Assista ao vídeo:

0 Comentários: