Casos de dengue em Pernambuco aumentam 43,7% em janeiro
O número de casos de dengue em janeiro deste ano aumentou 43,77% em relação ao mesmo período do ano passado em Pernambuco. O aumento na incidência da doença no Estado segue na contramão dos resultados nacionais, já que o País contabilizou redução de 60% nos registros da doença. Para intensificar o combate à dengue em Pernambuco, a Secretaria de Saúde lançou nesta quarta-feira (1º) o Plano Estadual de Contingência da Dengue. As informações foram repassadas em entrevista coletiva na sede da secretaria, no bairro do Bongi, Zona Oeste do Recife.
As condições climáticas, com chuvas intercaladas com dias de sol e a reintrodução dos vírus tipo 1 e 4 foram as causas responsáveis pelo aumento da incidência da doença apontadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Aliadas a isso, estão ainda os problemas com saneamento básico, a distribuição irregular de água, a resistência dos vírus aos larvicidas e pouca efetividade na eliminação dos focos de dengue em algumas localidades.
Foram notificados este ano 1.800 casos da doença no Estado, enquanto que em 2011, 1.252 ocorrências foram registradas. Durante o ano passado, 38.700 foram notificados, em 185 municípios. Desses, 13.933 eram de dengue clássica. Houve 48 óbitos.
Ao todo, na campanha deste ano no Estado, serão investidos R$ 11,6 milhões, dos quais R$ 5,6 são recursos estaduais e o restante, repassado pelo Ministério da Saúde diretamente aos municípios. As ações são direcionadas aos 113 municípios e Fernando de Noronha, que apresentam alta incidência da doença ou alta concentração populacional, como os da Região Metropolitana do Recife. O número de leitos para receber os pacientes acometidos pela doença também ganha reforço. Serão 100 a mais na rede pública municipal e estadual e outros 100 podem ser contratados na rede privada caso seja necessário.
Segundo o secretário Estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, houve um aumento em 20% na captação de recursos. "Este ano, tivemos um aperfeiçoamento no plano, além de mais recursos, contamos com o aumento da capacitação dos profissionais, a aquisição de equipamentos e a descentralização dos exames para identificar os quatro sorotipos", afirmou. O exame, que era feito no Recife, em Caruaru, Petrolina e Limoeiro, passará a ser realizado também nos municípios de Afogados da Ingazeira (Sertão), Garanhuns (Agreste) e Palmares (Zona da Mata).
Para o secretário-executivo de Vigilância em Saúde da SES, Eronildo Felisberto, em alguns municípios, houve resistência dos mosquitos ao larvicida que era utilizado. "Por causa dessa resistência, pretendemos até o mês de março substituir o larvicida que utilizamos, o Temephós, pelo Novaluron", informou. Na capital pernambucana, que teve aumento de 529% no período, já foi feita capacitação para a troca do larvicida.
MUNICÍPIOS - Os 10 municípios com maior incidência de casos em 2012 são Exu, Afogados da Ingazeira, Limoeiro, Salgueiro, Carpina, Lagoa do Carro, Arquipélago de Fernando de Noronha, Ipojuca, Itambé e Itaquitinga. Os maiores números de casos foram registrados no Recife (531), em Jaboatão dos Guararapes (183), Exu (159), Limoeiro (103), Caruaru (102), Carpina (92), Olinda (67), Afogados da Ingazeira (50), Ipojuca (45) e Araripina (35).
CAMPANHA - A mobilização tenta colocar a população como principal agente de controle da dengue. Serão distribuídos na campanha panfletos, cartazes, camisas e bonés para os municípios, além de jogos e cartilhas educativos para as escolas. (Do NE10)
0 Comentários: