Saúde: previna-se de doenças, faça exames laboratoriais!

quarta-feira, julho 04, 2012 Inaildo Dionisio 3 Comentários



O papel do médico na saúde do paciente é indiscutível, pois ele colabora na proteção, prevenção e reabilitação da saúde. Entretanto existe uma ferramenta que não pode ser deixada de lado, os exames laboratoriais, que auxiliam no diagnóstico de doenças e na verificação do progresso terapêutico.

A importância dos exames laboratoriais e dos profissionais que o fazem vem crescendo bastante. Eles complementam, sem substituir, a avaliação médica e são usados com várias finalidades como acompanhamento do paciente, realização do diagnóstico de doenças, monitoramento do sucesso terapêutico e a principal delas, PREVENÇÃO de doenças, sobretudo as mais graves.

Nada impede que o paciente converse com o seu médico e peça que o mesmo solicite alguns exames laboratoriais básicos para avaliação da sua saúde, dentre eles:

Hemograma- Exame simples de ser realizado e um dos mais comuns na pratica médica. É útil para avaliar problemas sanguíneos (anemias, leucemias...), infecções bacterianas e virais, entre outros. É composto pelo eritrograma que avalia os glóbulos vermelhos; leucograma que avalia o tipo e o número de leucócitos (células de defesa) e as plaquetas que são responsáveis pelo processo de coagulação sanguínea.

Glicemia (Dosagem de glicose)- Avalia a taxa de glicose no sangue. Importante no diagnóstico e controle da diabetes, o teste de glicemia mais comumente realizado é o de jejum de 8 (glicemia de jejum). Entretanto existem outros testes complementares tais como glicose pós-pandrial, hemoglobina glicosilada e outros.

Perfil Lipídico- Compreende as dosagens do Colesterol total, HDL(colesterol “bom”), LDL(colesterol “ruim”) e triglicerídeos. Útil para avaliar riscos de doenças cardíacas, incluindo infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral. Para realização desses testes são necessários em média 12 horas de jejum.

Exame de Urina Tipo I( Sumário de Urina)- Exame simples e fácil de ser coletado, preferencialmente realizado com a primeira urina da manhã  devendo ser coletado o jato médio. Utilizado no diagnóstico de infecções urinárias. Neste exame, são avaliadas as características físicas, químicas e microscópicas da urina.

Parasitológico de Fezes – Exame realizado para diagnóstico de parasitoses intestinais, conhecido vulgarmente como “pesquisa de vermes”, no qual observa-se a presença em amostra de fezes de cistos de protozoários e/ou ovos de helmintos,  podendo ser realizado com uma amostra ou 3 amostras seriadas em dias alternados.

Existem ainda exames mais específicos para avaliar as funções de determinados órgãos, como os marcadores ureia e creatinina usados na verificação da função renal (rins); TGO, TGP, Bilirrubina total e frações, GGT da função hepática (fígado); Ck total, CKMB, troponina da função cardíaca (coração)  além de outros não citados.

Lembrando que após a realização dos exames, os resultados deverão ser encaminhados ao médico, pois apenas eles têm condições de interpretá-los, reunindo os dados clínicos e laboratoriais de cada paciente. Realizem EXAMES LABORATORIAIS, sua saúde AGRADECE! (Autora do Artigo: Gleiciere Maia Silva, Biomédica, Especialista em Micologia e Microbiologia Médica e Mestranda em Biologia de Fungos)

3 comentários:

  1. Parabéns Inaildo pela publicação, informação bastante útil para a população. Parabéns também para a Dra Gleiciere pela matéria.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom,seguindo os conselhos da biomédica, gostaria de saber o preço desses exames?

    ResponderExcluir