Em Arcoverde Institutos de Pesquisas estão em guerra

terça-feira, julho 17, 2012 Inaildo Dionisio 0 Comentários


Em Arcoverde, a guerra dos Institutos de Pesquisa está pegando fogo. O Diretor do Instituto de Pesquisas Científicas de Pernambuco – IPEC, Edvaldo Silvestre, acusou o Instituto Múltipla, que divulgou pesquisas recentes em Afogados da Ingazeira e Serra Talhada, de ter plagiado a metodologia do instituto.
Edvaldo afirmou que desde o plano amostral até a área física da pesquisa foi reproduzida do seu trabalho. Em resumo, acusa o Instituto, de responsabilidade do economista Ronald Fallabela, de usar metodologia idêntica. “Muitos são os questionamentos que envolvem conduta tão vergonhosa, cujas conseqüências podem ser graves, principalmente em se tratando de justiça eleitoral, sem olvidar das repercussões nas searas cível e penal", ameaça Edvaldo.  O caso deve parar na Justiça.
Em resposta, Ronald afirmou que o processo  utilizado para realização de pesquisas do Múltipla segue o mesmo padrão de outros Institutos, com o método PTT – Probabilidade Proporcional no Tamanho, baseada na quantidade de formulários distribuída, com base nos dados censitários do IBGE. Para Falabella,  a acusação beira o ridículo. “Não se pode  montar uma denúncia absurda dessa com base em coinscidência sobre um parágrafo do registro”.
Ele disse que não quer polemizar e vai rebater Silvestre judicialmente. Destaca também que o questionamento do IPEC sobre o Múltipla é ligado à metodologia e não ao resultado das pesquisas divulgadas, todas devidamente registradas. "Qualquer pessoa pode ter acesso ao dados. É só buscar o cartório eleitoral e  solicitá-los".
A briga dos Institutos tem uma guerra paroquial: O IPEC é o Instituto responsável por pesquisas contratadas junto à Rádio Itapuama FM. Já o Múltipla antende à Independente FM. As emissoras,apegadas aos dois institutos, se revezam na disputa por audiência usando por base as duas empresas, gerando questionamentos de uma contra a outra que já se arrastam a meses. O novo capítulo é o email do IPEC a outros veículos fora do eixo arcoverdense. (Nill Júnior) 

0 Comentários: