Gasolina e diesel mais caros a partir de hoje

quarta-feira, janeiro 30, 2013 Inaildo Dionisio 0 Comentários


A Petrobras informou na noite desta terça-feira (29), por meio de comunicado, que os preços da gasolina e do diesel serão reajustados a partir desta quarta-feira (29) nas refinarias.

Na média do país, o reajuste será de 6,6% para a gasolina A — sem adição de etanol — e de 5,4% para o diesel, segundo comunicado da empresa.

Na nota, a estatal informou que o reajuste foi definido levando em consideração a política de preços da companhia, que busca alinhar o preço dos derivados aos valores praticados no mercado internacional em uma perspectiva de médio e longo prazo.

Ainda de acordo com a estatal, os preços da gasolina e do diesel, sobre os quais incide o reajuste anunciado, não incluem os tributos federais Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) e PIS/Cofins e o tributo estadual Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Segundo o Sindicato dos Distribuidores de Combustíveis (Sindicom), haverá repasse do reajuste para os consumidores. Já os proprietários ainda não sabem de quanto será o impacto do aumento na bomba.

Último reajuste

O último reajuste anunciado pela Petrobras para a gasolina ocorreu em 25 de junho do ano passado, quando o tipo comum do produto subiu 7,83% nas refinarias. Na ocasião, o óleo diesel foi reajustado em 3,94%, também sem a incidência dos tributos federais e estadual, como o ICMS.

Naquela situação, no entanto, o aumento não chegou ao bolso do consumidor final uma vez que o governo, para manter a inflação sob controle, zerou a alíquota da Cide.

No caso do óleo diesel, no entanto, a Petrobras voltou a anunciar um novo aumento de 6%, que passou a vigorar no dia 16 de julho de 2012, nas refinarias da estatal. (Em Tempo)

0 Comentários: