Operação da PF desarticula quadrilha que fraudava a Receita Federal

quinta-feira, dezembro 02, 2010 Inaildo Dionisio 0 Comentários


Uma quadrilha especializada em subfaturamento de mercadorias importadas da China foi desarticulada hoje (2) pela Operação Sobrecarga da Polícia Federal. Cerca de 150 policiais com o apoio de 44 auditores da Receita Federal estão cumprindo cinco mandados de prisão e 34 de busca e apreensão. Quatro pessoas já foram presas, entre elas um empresário chinês que usava documentos falsos e mantinha empresas e contas em paraísos fiscais.
A Receita estima que o esquema fraudulento faturava cerca de R$ 10 milhões por ano em sonegações tributárias com subfaturamento de até 60% do valor das mercadorias. “Eles só podiam mandar para a China de 30% a 40% dos lucros pelo Banco Central, por via legal, os outros 60% eram mandados por meio de doleiros”, disse o superintendente adjunto, Marcos Vinícius Vidal Pontes, da 7ª Região Fiscal que abrange os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
O chefe da operação, delegado da Delefin Frederico Skora, afirmou que todos os 34 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nas sedes das empresas envolvidas nas fraudes. Segundo ele, a operação abrange as cidades do Rio de Janeiro, de São Paulo e municípios do interior de Minas Gerais.
As investigações policiais sobre a quadrilha começaram há um ano e meio, quando a Divisão de Investigações da Alfândega e Imigração dos Estados Unidos repassou para a Receita Federal informações sobre o envolvimento de doleiros que atuam naquele país com integrantes da quadrilha.
Segundo Pontes, o grupo veio para o Brasil há 25 anos e o auge do lucro da quadrilha ocorreu durante a crise do apagão, em 2001, com a venda de lâmpadas de emergência que inundaram o mercado.
Se condenados, os acusados responderão pelos crimes de evasão de divisas, descaminho, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e formação de quadrilha. As penas somadas podem chegar a 30 anos de reclusão, além de multa.

Fonte: Agência Brasil

0 Comentários: