Greve da PM na Bahia provoca cancelamento de shows e espetáculos

sábado, fevereiro 04, 2012 Inaildo Dionisio 0 Comentários


A sensação de insegurança na Bahia após a deflagração de greve de segmentos da Polícia Militar (PM) do Estado, na última terça-feira (31), é tão forte que a população está evitando sair de casa. Desde quarta-feira (1º), as noites da a capital Salvador, que nas proximidades do Carnaval costumam ferver, estão mortas. Lojas, bares, restaurantes e até shoppings têm fechado mais cedo, mesmo após a chegada de tropas da Força Nacional e do Exército Brasileiro, nesta sexta (3).
 
Quem anda pelas ruas tem a sensação de que está em uma cidade fanstasma. O cenário de tensão provocou o adiamentou ou cancelamento de diversos eventos, como shows, espetáculos teatrais e exposições. A festa Cerveja & Cia Folia, que aconteceria na Praia do Forte, neste sábado (4), comandada por Ivete Sangalo, foi um dos eventos adiados, ainda sem nova data.

Nesta sexta-feira, os shows das bandas Filhos de Jorge, que aconteceria no Mercado Modelo; da cantora Mariene de Castro, no Espaço Cultural Barroquinha e do bloco Banda de Gerônimo, no Terreiro de Jesus, no Pelourinho; foram adiadas para a próxima sexta (10), quando espera-se que a situação com a PM tenha se resolvido. Já as apresentações programadas nos largos Tereza Batista, Pedro Archanjo e Quincas Berro D'Água, no Pelourinho; da banda Leva Nóiz, prevista para ocorrer na casa de shows Bali Beach; da cantora Marcela Bellas, no Teatro Sesc Senac Pelourinho; das bandas Samba D'Jú e Saiddy Bamba; do cantor Silvano Salles; e da dançarina Gretchen foram cancelados. Além destas, a última edição do projeto Zona Mundi, com shows de Karina Buhr, Bemba Trio, Zona Mobile, Mangaio, Guizado e Chico Corrêa e o MC Daganja, que aconteceria no Museu de Arte Moderna da Bahia também foi suspensa.

Ainda na sexta, as sessões de espetáculos teatrais como "A Bofetada", "Humor na Praça Aquarius", "Um Velório Muito Louco", "Cabaré da RRRRRaça", "7 Conto", "Rir Prá Não Chorar", "Soul Transformista" e "Temporada no Paraíso", foram está cancelados. A sessão de domingo está mantida. A greve afetou também o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), que interrompeu suas exposições e oficinas educativas. As salas de cinema Walter da Silveira e Alexandre Robatto suspenderam suas atividades.

SÁBADO - Nesta sábado, além da Cerveja & Cia Folia, foram suspensos o ensaio do bloco afro Ilê Aiyê, na Senzala do Barro Preto; e o show Caymmi Underground do experimento musical Mikue. As apresentações das bandas Retrofoguetes e O circulo, que aconteceriam na Praça Tereza Batista, no Centro Histórico de Salvador, foram adiadas, ainda sem próxima data. O "Sarau Carnavalesco Atrás do Trio Elétrico", que aconteceria às 20h, no Teatro Molière, foi adiado para os próximos dias 10 e 11 de fevereiro.

A programação teatral também está desfalcada neste sábado. O musical infantil "Palavra Cantada" que aconteceria no Salvador Hall, foi adiado para o dia 10 de março. Foram cancelados os espetáculos "Sonho", "Temporada no Paraíso", "Breve Verão" e "Alugo Minha Língua". O Atelier Coletivo VISIO., que seria realizado no ICBA, também foi suspeno.

DOMINGO - Recheado de atrações que estavam preparadas para esquentar o folião baiano e os turistas que já estão na cidade, o domigo teve diversas aprensentações canceladas e adiadas, caso da Timbalada, que mudou a data do seu ensaio para a próxima sexta-feira (10), às 19h (de Brasília), no Museu du Ritmo; do Projeto Música no Parque, com show do grupo Bailinho de Quinta, que acontecerá no próximo dia 26; e da festa República do Reggae, no Wet'n Wild, que foi postergada para o dia 12. A festa "Praia do Nana", o "Baile Black Semba", o show Caymmi Underground e os ensaios dos blocos Afoxé Filhos de Gandy foram cancelados.

Neste dia, não haverá apresentação do solo infantil "Sonho" e do espetáculo "Pólvora e Poesia". (Do Site iBahia)

0 Comentários: