Alunos da rede estadual de ensino de PE ficam sem aula nesta quarta

quarta-feira, setembro 05, 2012 Inaildo Dionisio 0 Comentários


Servidores e professores das escolas da rede estadual de ensino de Pernambuco realizam uma paralisação de 24 horas, nesta quarta-feira (5). A orientação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do estado (Sintepe) foi para que os professores suspendessem as atividades, com o intuito de realizar uma manifestação cobrando 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação, melhorias na carreira e jornada de trabalho, além da manutenção da Lei do Piso Salarial e Plano Nacional de Educação (PNE).

Segundo estimativas do Sintepe, cerca de 900 mil estudantes estão sem aulas em todo o estado nesta quarta, o que corresponde a todos os alunos das escolas estaduais. Durante a manhã, entretanto, algumas escolas funcionaram normalmente no Recife, como a Cônego Rochael de Medeiros, em Santo Amaro, no centro. No mesmo bairro, as escolas Sizenando Silveira, João Barbalho e Sylvio Rabelo – todas localizadas no entorno do Parque 13 de Maio – não tiveram expediente e estavam com portões fechados.

Os trabalhadores da rede estadual realizam um ato na frente do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, onde está a sede provisória do governo do estado, para mostrar a pauta de reivindicações da categoria. “A paralisação é uma forma de lembrar que, na semana da Independência, você não consegue independência sem educação. Existe um projeto na câmara transitando para dedicar 10% do PIB para a educação; esse protesto é nacional e é em apoio a esse projeto”, contou Paulo Rocha, diretor do Sintepe.

Todas as atividades realizadas no Grande Recife fazem parte da VI Marcha Nacional em Defesa da Educação Pública, que acontece em Brasília, também nesta quarta. Na capital pernambucana, ainda serão distribuídos panfletos e os profissionais em educação discursarão para esclarecer à população os motivos da paralisação. De acordo com o Sintepe, as aulas voltam ao normal na quinta-feira (6). (G1)

0 Comentários: