Operação de segurança do carnaval de PE conta com reforço policial
O esquema de segurança para a folia de Momo em Pernambuco, chamado de "Operação Carnaval no Ritmo da Paz", vai contar com mais profissionais neste ano, entre policiais militares, civis, científicos e bombeiros. O secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, em entrevista ao Bom Dia Pernambuco desta sexta-feira (17) contou os detalhes sobre a segurança de pernambucanos e turistas. "Nós estamos lançando 35 mil policiais, quase 36 mil, em todo o estado de Pernambuco, direcionados exclusivamente para o carnaval. O policiamento ordinário funcionará normal como todos os dias", disse.
O efetivo policial estará distribuído nas áreas que não possuem festas de carnaval e também nos principais polos de animação do estado. Só no Galo da Madrugada, serão 5.160; em Olinda,1.040; no interior, 8 mil; no Recife, 3.800; e, na Região Metropolitana, 2 mil. Segundo Wilson Damázio, o aumento no número de agentes espalhados em Pernambuco se deu por conta da liberação de recursos do governo do estado para pagamento de diárias.
Um equipamento que também deve ajudar a ação da polícia pernambucana são as câmeras instaladas nos polos de animação. “O Recife tem 268 câmeras, sendo 16 localizadas no centro histórico e 68 no percurso do Galo. São grande aliadas do policiamento, porque temos condições de fazer a prevenção e repressão com imagens, como também armazená-las para servir de prova contra pessoas que praticaram crimes”, falou Damázio. A cidade de Olinda também ganhou reforço, com instalação de dezesseis equipamentos. Segundo a SDS, o governo está providenciando a compra de mais 1.500 câmeras para investir em segurança.
Os policiais que estarão trabalhando no carnaval terão à disposição um sistema biométrico que possibilita a identificação rápida de criminosos. “Ele permite uma consulta online sobre antecedentes criminais. Nós temos armazenados no equipamento quase 100 mil prontuário de criminosos, sendo 9 mil deles aqui de Pernambuco. Através da captação da impressão digital da pessoa suspeita - quando submetida à revista, ele coloca o polegar direito e, em seguida, o esquerdo - vai aparecer informações dizendo se a pessoa responde por crime ou não”, contou Damázio.
O secretário contou também que as unidades especializadas, como delegacias da mulher, da criança e adolescente e roubos e furtos estarão presentes nos polos de folia para que o problema seja solucionado rapidamente. Através do site da Secretaria de Defesa Social (SDS), também é possível fazer registro de ocorrência, através da Delegacia Pela Internet, como roubo e perda.
Todas as informações sobre a Operação Carnaval no Ritmo da Paz estão disponíveis em cartilhas acessíveis à população. “As cartilhas serão distribuídas hoje [sexta-feira (17)] como encarte nos principais jornais. E haverá uma menor, que estão sendo emitidas e serão distribuídas para os foliões. Tem dicas de segurança, orientações do corpo de bombeiros, localização das delegacias, horários de funcionamento, mapa orientando os foliões. Todas as unidades da policia vão distribuir no aeroporto para turistas que estão chegando e nos principais pontos de bloqueio”, concluiu Wilson Damázio. (Do G1)
0 Comentários: