Egito vive caos e violência em nono dia de protestos contra o governo

quarta-feira, fevereiro 02, 2011 Inaildo Dionisio 0 Comentários


Oposição acusa presidente de usar policiais à paisana para agredir manifestantes
O Egito vive um dia de caos e violência no nono dia de protestos contra o governo do presidente Hosni Mubarak. Líderes da oposição acusaram o governo de usar policiais à paisana para agredir os milhares de manifestantes que pedem o fim do regime, que já dura três décadas.
A praça Tahrir, centro dos protestos no Cairo, foi palco de uma pancadaria nesta quarta-feira (2), quando partidários de Mubarak e opositores invadiram o local, onde estavam acampados milhares de opositores, mostraram imagens da TV americana CNN.
Há relatos de pessoas feridas, algumas com gravidade. A rede de TV Al Jazeera estimou que cerca de cem pessoas foram vistas sendo carregadas com ferimentos para fora da praça. E, enquanto os confrontos acontecem, o Exército procura não interferir, segundo o jornal britânico The Guardian.
O líder da oposição, o Nobel da Paz Mohamed ElBaradei, disse à rede britânica BBC que os confrontos na praça Tahir são "um ato criminoso de um regime criminoso", segundo o jornal britânico The Guardian. Ele pediu que Mubarak saia imediatamente do poder.

ElBaradei disse ainda esperar que o presidente deixe o cargo até sexta-feira, para quando os opositores marcaram uma manifestação já batizada de "sexta-feira da partida" .
Mas, ainda de acordo com o Guardian, Habib al Adli, negou alegações de que policiais à paisana estariam disfarçados entre os simpatizantes de Mubarak.

0 Comentários: