Moradores do Distrito de Caiçarinha da Penha em Serra Talhada comemoram reforma de açude

quinta-feira, fevereiro 24, 2011 Inaildo Dionisio 0 Comentários


A última reforma foi na década de 80; as obras são do Instituto Agronômico de Pernambuco e devem garantir água para as famílias durante um ano.

As obras do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) num açude prometem garantir água aos moradores de Caiçarinha da Penha, no município de Serra Talhada, no Sertão. A comunidade sofre com o desabastecimento há anos. A última reforma realizada no açude foi na década de 80.
A partir da conclusão do serviço, o armazenamento de água ficará em torno de 90 mil m³. De acordo com o IPA, esse volume será suficiente para atender todas as famílias que vivem no entorno, por um período de um ano.
A agricultora Maria das Dores Lima ficou feliz com a notícia. Ela não vai mais precisar andar muito para conseguir água. “Foi uma bênção. Eu queria que Jesus mandasse água este ano, para o açude encher”, conta.
O gerente regional do IPA, Fernando Nogueira, explica que a água vem de afluentes que convergem no riacho da Santana. “Isso traz para a comunidade uma garantia de abastecimento por um ano. Nesses 15 ou 20 dias, se Deus quiser, ele vai mandar chuva para que esse açude esteja completo”, diz.
O problema prejudicava, também, o turismo na região. “A comunidade faz parte do roteiro da Rota do Cangaço e do Lampião e deixou de receber grupo de turistas, em 2010, em decorrência da falta de água no açude”, conta o representante dos moradores Álvaro Severo.
Por muito tempo, a falta do açude desanimou os moradores. Agora, eles já têm projetos para o futuro. “A cidade vai estar aberta para receber turistas e também para melhor preparar a comunidade no trato com ao artesanato, gastronomia e também com a própria terra”, diz Álvaro.
 
Fonte: pe360graus

0 Comentários: