Após ameaças norte-coreanas, clima é de tensa expectativa na península

quinta-feira, abril 11, 2013 Inaildo Dionisio 0 Comentários


Soldadas norte-coreanas patrulham as margens do Rio Yalu, próximo à cidade de Sinuiju, na fronteira com a China em Dandong, nesta quinta-feira (11)
Uma ou duas rampas de lançamento de míssil de longo alcance apontam para o céu na Coreia do Norte, o que poderia indicar a iminência de um disparo, destacou nesta quinta-feira (11) a imprensa japonesa.

Mas também poderia repersentar apenas uma isca, completou a imprensa japonesa, que citou uma fonte do ministério da Defesa nipônico.

O governo dos Estados Unidos recomendou que a Coreia do Norte pare de "brincar com o fogo" e renuncie ao disparo de míssil com o qual ameaça a região da Península Coreana, apesar das sanções internacionais.

Japão, Estados Unidos e Coreia do Sul permanecem em alerta ante a ameaça das declarações bélicas do regime norte-coreano e os atos de desafio à comunidade internacional durante os últimos meses. Apesar da retórica cada vez mais agressiva da Coreia do Norte, até agora, nada aconteceu.

Desde fevereiro de 2012, Pyongyang lançou dois mísseis - um deles com sucesso, em dezembro passado -, considerados pelas potências ocidentais testes disfarçados de mísseis balísticos, executou um teste nuclear - seu terceiro, e que resultou em novas sanções do Conselho de Segurança da ONU -, anunciou a retomada das atividades nucleares e posicionou mísseis de médio alcance em sua costa leste. (G1)

0 Comentários: